Obras da artista belga Berlinde De Bruyckere

terça-feira, 11 de maio de 2010

Fotografia: entre galerias e capas de revistas

Terry Richardson
Steven Klein
David Lachapelle


Primeiramente gostaria de deixar bem claro que não defendo nem um lado nem outro, porém me incomoda quando estou entre pessoas do meio artístico e elas dão risinhos debochados quando alguém comenta algo relacionado ao design. Parece que, por não ser algo criado com o objetivo em si mesmo, assim como pretende a arte, o design sofre constante preconceito nesse meio.
Ultimamente tenho me interessado por fotografia em geral e após observar o trabalho de diversos fotógrafos, tive a impressão de que a fotografia muitas vezes caminha nesse limite entre a produção artística e a produção comercial. Ok, isso parece meio óbvio, mas o que me surpreende é que mesmo a linha mais comercial não incomoda tanto as pessoas do meio de arte quanto os produtos criados por designers.
Produções de fotógrafos como David Lachapelle, Steven Klein e Terry Richardson, conhecidos por seus trabalhos com celebridades, muitas vezes se encaixam tranquilamente nas duas áreas. Os artistas (sim, acho possível chamá-los assim) citados possuem fotografias expostas em diversos museus e galerias, assim como em campanhas de moda e capas de revista, cujo principal objetivo é a venda de produtos. Mesmo assim você ainda é visto de uma forma melhor se tem um desses na parede da sua casa em vez de alguma luminária feita por um designer. Não vejo muita diferença, ainda mais com algumas coisas de arte contemporânea que vemos por aí. (Mas paro por aqui para não parecer muito implicante)

Mais imagens dos fotógrafos citados em:

http://www.lachapellestudio.com

http://www.stevenkleinstudio.com

http://www.terryrichardson.com

Postado por Daniel Sobral

3 comentários:

  1. Creio que o fato de o design estar associado primariamente à função ainda é o problema, embora já tenhamos passado pela Pop Art - que já fez a arte ter que pensar questões publicitárias/comerciais (funcionais), e, bem... embora a questão da função me pareça não ter sentido em constar da lista de preocupações da arte contemporânea. Talvez isso seja uma questão também da arquitetura, que igualmente tem a arte como uma aliada, e não como primeiro objetivo, mas a arquitetura conta com o respaldo da sua trajetória histórica. As antigas(?) belas artes a incluíam, não é mesmo? Bem, mesma "sorte" não tem o design...

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma polêmica que nunca vai acabar.

    Mas vejo a fotografia como uma linguagem um pouco mais livre com relação a isso. Pode transitar por vários setores - arte, jornalismo, documentação, design, moda - sem que isso seja negativo.

    ResponderExcluir
  3. Reconheço em muitos trabalhos de design um valor estético até maior que o funcional (ou alguém aí não sairia de uma Gerrit Rietveld direto para o dorflex?!). O grande problema pra mim é essa ânsia por tornar-se arte, como se não bastasse ser bom design. Me parece que tudo em que há um apelo estético, há de ser arte. Neste ponto ainda torço o nariz e acho que arte mesmo é gol olímpico do Pet rsrsrs.

    ResponderExcluir