Obras da artista belga Berlinde De Bruyckere

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eds

Edward Hopper - Summer Interior - 1909


Hey!

Cá estou a escrever. Espero que haja muita participação e que possamos fazer desse blog um espaço agradável de troca de informações e discussões sobre arte, mas que seja, sobretudo, de uma forma menos rígida das que vemos nas universidades, simpósios, colóquios etc.

Começo, então, falando de um gosto particular, sem entrar em detalhes técnicos sobre o gostar, do sentido que faz, se tem qualidade ou não. Apenas gosto.

Há um tempo, uma amiga fez uma lista de pintores e me fez pensar. Comecei a lembrar os artistas de quem gosto e o motivo de gostar. Reparei que me atraio pelas pinturas que me fazem sentir. Ok, esse é o motivo das artes, fazer sentir. Hum... as palavras não saem. Desculpa, mas, afinal, sou melhor me expressando com imagens do que com palavras.

Voltando, lembrei que dois dos meus pintores favoritos fazem obras impactantes. Cada um a sua maneira: um mais introspectivo, mais sutil e, talvez por isso, extremamente forte, e outro expressionista, visceral. São meus dois Eds. O Edward e o Edvard. O Hopper e o Munch. O nova-iorquino e o norueguês.

E um detalhe sobre O Grito (de Munch):
“I was out walking with two friends - the sun began to set - suddenly the sky turned blood red - I paused, feeling exhausted, and leaned on the fence - there was blood and tongues of fire above the blue-black fjord and the city - my friends walked on, and I stood there trembling with anxiety - and I sensed an endless scream passing through nature.”

É isso!

=)

Postado por Marta

ps: a-rá!! vocês acharam que eu fosse falar de fotografia, né? =P


Edvard Munch - Madonna - 1893/94

6 comentários:

  1. Acertou na mosca, tinha certeza de que seu primeiro post seria sobre fotografia! Sinceramente não conhecia o trabalho do Edward Hopper e adorei!

    Bjs Wal.

    ResponderExcluir
  2. Gostooooooo muitoooooo da Madonna do Munch!!!
    Me meti até em fazer nas aulas do teacher Vogler a minha pintura em vermelho, inspiradíssima nela!hehehehe:)

    Bjokas

    Jozi

    ResponderExcluir
  3. aaaah... quero ver, Jozi!

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço pouco dos Eds, mas gosto muito do que conheço...

    ResponderExcluir
  5. Ô post bom marta! Dois de meus favoritos, sem dúvidas. Moram ali no meu top 10. O problema é que meu top 10 tem uns 30, tudo bem.

    ResponderExcluir